Análise em Alimentos e águas


AnÁlise microbiolÓgica

LABORATÓRIO MICROBIOLÓGICO -Contagem Padrão de Placas -Contagem de Bactérias Psicrotrófilas -Contagem de Bactérias Termófilas -Contagem de Bolores e Leveduras -Contagem de Coliformes / E. coli (NMP) -Detecção de Bacillus cereus -Detecção de Clostridium perfringens -Detecçaõ de Pseudomonas aeruginosa -Detecção de Salmonella sp -Detecção de Shighella sp -Detecção e Contagem de Staphylococcus aureus -Detecção de Streptococcus sp -Análises completas em águas industriais e minerais -"Swabs" de equipamentos, superfícies, utencílios e mãos dos funcionários -Determinação de eficiência de desinfetantes -Avaliação ambiental (ar condicionado)


CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS Obter o número de microorganismos viáveis no alimento e água, de maneira a promover o crescimento do mais amplo espectro de microorganismos presentes na amostra sob análises. Podem ser: Heterotróficas, no caso de análises em água, e Mesófilas Aeróbias Viáveis, no caso de alimentos em geral.


CONTAGEM DE MOFOS E LEVEDURAS: Obter o número de microorganismos viáveis no alimento, de maneira a promover o crescimento do mais amplo espectro de microorganismos presentes na amostra sob análise.


COLIFORMES FECAIS OU TERMOTOLERANTES: Indicador de contaminação fecal.


Staphylococcus aureus: Para confirmar o envolvimento em surtos de intoxicação alimentar, ou controle de qualidade higienico-sanitário dos processos de produção de alimentos.


ENTEROCOCOS: Suportam refrigeração e congelamento sendo uma das causas de alteração em produtos enlatados sub-processados termicamente, e indicador de contaminação fecal.

Pseudomonas aeruginosa: Bacilo gram negativo, estritamente aeróbio, pertencendo juntamente com as Xantomonas, a Família Pseudomonadaceae. Não se relacionam diretamente com a contaminação de origem fecal(não estão diretamente associados a coliformes),mas indicam suspeita de contaminação, portanto, não podem ser indexadas aos sistemas indicadores de contaminações entéricas. É um patógeno oportunista e bastante resistente aos processos normais de cloração e por isso mesmo indicador de desifecção inadequada de poços de água.


Bacillus cereus: Detectar má higienização da linha de fabricação ou manipulação inadequada do produto pelo consumidor


COLIFORMES TOTAIS: Indicado para detecção de contaminação pós-sanitização ou pós-processo(principalmente no caso de pasteurização),evidenciando práticas de higiene e sanificação aquém dos padrões requeridos para processamento de alimentos.


CLOSTRIDIOS SULFITO REDUTORES: Sua presença não é rara em carnes cruas, aves, sopas desidratadas, vegetais crus, etc. Causa toxi-infecção em números elevados. Este microorganismo não altera o produto de forma a ser imperceptível pelos caracteres organolépticos nas quantidades capazes de provocar toxi-infecção alimentar. Nas águas elas sobrevivem mais tempo e resistem à coloração normal. É utilizado como indicador de contaminação fecal.


Salmonella sp: Dentre os agentes de doenças veiculadas por alimentos, o gênero Salmonella é um dos principais responsáveis por casos fatais e complicações clínicas.


Análises completas em águas industriais e minerais: “Swabs” de equipamentos, superfícies, utensílios e mãos dos manipuladores de alimentos. Avaliação ambiental.



Busca:

Rua José Henrique Lagden, 101 - sala 01, Mogi das Cruzes- S.P. - Brasil CEP: 08780-650. Fone/Fax: 11 4796-3566 / 4799-3675

© 2009 copyright www.bromatolab.com.br - Análise em Alimentos e águas. Desenvolvido por: Andréa Mari